Os insetos compreendem o mais numeroso grupo de animais. Existem mais de 750.000 mil espécies descritas. Encontra-se nesta classe uma grande irradiação adaptativa, o que proporcionou a estes animais o sucesso de sobrevivência.
Possuem uma importância econômica e ecológica muito grande, muitas flores dependem dos insetos polinizadores para sua reprodução, muitos insetos são vetores de doenças e pragas na agricultura, etc.
Divisão do corpo:
Cabeça, tórax e abdômen. Na cabeça possuem um par de antenas, no tórax três pares de pernas, razão pela qual são chamados de hexápodes que significa seis pernas.
Os insetos são basicamente terrestres, mas algumas espécies desenvolveram adaptações para a vida aquática e podem ser encontradas em toda a parte do mundo.
Função das antenas:
As antenas dos insetos têm função sensorial. Eficientes, são elas que permitem aos insetos a percepção de cheiros, mesmo a distâncias consideráveis. Ao redor da boca dos insetos existem peças bucais, que são diferenciadas de acordo com o hábito alimentar do animais.
O voo:
Muitos insetos possuem asas e esta é uma característica marcante e muito importante na adaptação destes animais. Algumas espécies possuem asas em apenas curtos períodos do clico de vida. As asas são dobras do tegumento e compostas de duas camadas de cutícula. As nervuras formam um suporte esquelético para a asa. Cada inseto possui uma asa adaptada ao tipo de voo. As asas têm caráter si muscular. Temático nos insetos.
Elas movimentam-se para cima e para baixo, para frente e para trás, para que possam voar. Estes movimentos acontecem graças ã contração de uma série de músculos, existindo um impulso nervoso para cada
A velocidade do batimento da asa também varia conforme a espécie, a modalidade de voo e do fluxo de ar.
Digestão:
A dietas são muito variadas e os insetos possuem um aparelho bucal para cada tipo: sugador, picador, mastigador e lambedor.
A maioria dos insetos possui salivares labiais. Em algumas mariposas, abelhas e vespas estas glândulas secretam o material de seda para a confecção da pupa.
A maioria possui cecos gástricos, que abrigam um regenerador da fauna bacteriana no intestino.
Circulação:
O coração está localizado no seio pericárdico e é de forma tubular. O sangue dos insetos é de cor verde ou incolor. A circulação é do tipo aberta.

Reprodução:
O desenvolvimento desses animais pode acontecer de diferentes formas:
    Direto do ovo nasce um pequeno animal, cujo corpo tem a forma semelhante a do adulto. Não nasce uma forma diferente (larva), que passaria por modificações (metamorfose), até o corpo ficar semelhante a do adulto: ovo-jovem-adulto.
    Indireto com metamorfose incompleta: do ovo eclode uma larva chamada ninfa, que é semelhante ao adulto, porém não tem asas: ovo-ninfa-adulto.
    Indireto com metamorfose completa: do ovo eclode uma larva ou lagarta. Que se alimenta e passa a secretar um casulo que envolve. Nessa fase é chamada de pupa. Dentro do casulo a pupa sofre metamorfose e se transforma em adultos, que deixa o casulo: ovo-larva-pupa-adulto.
        As formigas são um dos bichos com mais ampla distribuição terrestre no planeta. Se você não quiser encontrá-las nunca mais na vida, terá de viver nos picos gelados das montanhas ou nos pólos da terra, porque, em todos os outros lugares, elas estão. Hoje, os cientistas conhecem mais de 11 mil espécies de formigas, mas acreditam que exista o dobro.     As formigas são divididas em vários grupos. Há, por exemplo, as formigas cortadeiras que cortam folhas; as formigas de correição ou nômades, que não fazem formigueiros e andam pela floresta sem ter um lugar fixo para viver; e as formigas tecelãs, que constroem ninhos em cima de árvores, usando seda expelida pelas larvas de formigas da sua própria espécie.
Respiração:
É realizada por traqueias, onde existem numerosas invaginações no corpo, que se ramificam muito até entrar em contato com as células. Os orifícios que comunicam as traqueias com o exterior são chamados espiráculos. Desta forma o sangue não tem função respiratória. As trocas gasosas são feitas por difusão através do gradiente de concentração.
Alguns insetos muito pequenos não possuem traqueias e suas trocas gasosas são feitas por toda a superfície do corpo.
Excreção:
A excreção é feita pelos túbulos de Malpighi e a principal excreta nitrogenada é o ácido úrico, que é excretado junto com as fezes. Nem todas as excretas saem pelos túbulos de Malpighi. Alguns sais são depositados na cutícula e são descartados na muda. A excreção do ácido úrico representa uma grande economia de água, devido ao metabolismo de proteínas.
São alguns exemplos de insetos:
·         Abelhas;
·         Baratas;
·         Besouros;
·         Gafanhotos;
·         Formiga;
·         Cupim;
·         Mosca;
·         Mariposa;
·         Traça;
·         Piolho, entre outros.